Se tudo ocorrer conforme as expectativas, a reforma do Altar Monumento do Santuário Basílica Medianeira deve ter início até a metade do ano. Será a primeira vez que o complexo, inaugurado em 1975, passará por uma revitalização (em 2010 a estrutura teve parte recuperada, mas a obra não chegou a ser finalizada por completa).
Leia mais notícias da coluna Diário nos Bairros
O projeto, assinado pelo arquiteto Pepe Reyes, conta com a reforma da área externa que prevê a colocação de vitrais na parte lateral do palco e duas rampas de acesso e prevê obras na parte interna do prédio, como a instalação de camarins, um restaurante, um fraldário, um depósito e um quarto para o zelador.
O Altar Monumento tem 40 anos, e nenhuma reforma foi feita. É um espaço que precisa ser resgatado para atividades múltiplas, não só para finalidades religiosas. A ideia é fazer com que ele seja o mais utilizado possível. Mas, como está hoje, qualquer garoa ou vento prejudicam as apresentações comenta o padre Ruben Natal Dotto, reitor e pároco do Santuário Basílica da Medianeira e vigário-geral da Arquidiocese de Santa Maria.

O valor estimado da obra, que depois de iniciada deve durar nove meses, não foi informado. No entanto, o dinheiro deve vir de duas frentes. Uma delas é via Lei Rouanet, que permite que empresas e pessoas físicas doem um percentual do Imposto de Renda (IR) para os projetos aprovados. Uma empresa de assessoria em captação de recursos de Santa Maria transformou a reforma em um projeto cultural e ficou responsável em enviá-lo a Brasília, via Ministério da Cultura.
Além disso, segundo padre Dotto, uma campanha de arrecadação de doações junto a empresas da cidade já está em andamento.
Assim que conseguirmos juntar o valor necessário para dar início à obra sem que ela seja interrompida no meio do caminho, nós o faremos. Apesar de o local ser da nossa administração, ele está à disposição da comunidade para qualquer tipo de atividade e eventos. Queremos que as pessoas reconheçam que é um serviço para aproximar e ser mais um lugar de lazer na cidade afirma o pároco.
As empresas interessadas em ajudar na campanha para a reforma podem enviar e-mail para [email protected] ou entrar em contato através telefone (55) 3223-0219.